Buscar

Serra da Calçada

Atualizado: 24 de Abr de 2019


Forte Brumadinho, Poço Encantado, Cachoeira das Ostras e Pedra Furada.


A poucos km da região central de Belo Horizonte, com acesso fácil até mesmo por ônibus, a Serra da Calçada, ou trilha do Retiro das Pedras, como é popularmente conhecida (o seu local de inicio é ao lado da portaria do Condomínio Retiro das Pedras), é um local bastante frequentado por praticantes de moutain bike e trekking.

Acredita-se que seu nome tenha relação com o calçamento feito com pedras em parte de uma estrada na Serra. Essas estradas eram utilizadas no passado como rota comercial entre as cidades da região.



O Forte Brumadinho

Existem várias teorias a respeito da utilização do forte. O mais provável é que a construção do século XVIII era utilizada na prática de extração de ouro ou outros metais ou para a falsificação de moedas.

A sua estrutura, toda feita de pedra, é possível ser observada de um mirante no alto da Serra da Calçada, após caminhar pouco mais de 4 km em uma trilha muito fácil. Quem quiser realmente entrar no forte, tem que descer cerca de 800 m em uma trilha mais íngreme, onde está presente o calçamento feito com pedras.

O forte tem um formato retangular, com um grande muro feito de pedras sobrepostas e com uma entrada única. Dentro dos muros é possível ver uma construção menor, também de formato retangular e com muros de pedras, porém com mais portas e algumas janelas.



O Poço Encantado


​Seguindo a trilha após o forte, andando cerca de mais 1,5 km, é possível chegar ao poço encantado. O pequeno poço tem águas de tom azulado, é possível mergulhar e até chegar embaixo da queda d’água com facilidade.

A esquerda do poço, a poucos metros a frente, outro córrego forma um poço menor, mas que também possibilita o mergulho, esse com águas menos azuladas, mas cristalinas.

Cachoeira das Ostras / Pedra Furada

Outro atrativo da região são as cachoeiras da Ostra e Pedra Furada, a trilha que leva para as cachoeiras também se inicia ao lado da portaria do retiro das pedras, mas após cerca de 1 km a trilha segue pela direita. A trilha, com pouco mais de 5 km, possui trechos mais íngremes e não é aconselhável em períodos de chuva.


As duas cachoeiras são bem próximas, pode-se dizer que uma é a continuação da outra, sendo a cachoeira da Pedra Furada a de baixo e a cachoeira da Ostra mais acima. Ambas possuem um poço propicio para banho e mergulho, sendo possível chegar até a queda. Existe uma trilha que vai das cachoeiras até o povoado de Casa Branca. A travessia completa da Portaria do Retiro das Pedras até Casa Branca possui quase 10 km.


Como chegar:

O inicio da trilha está situado ao lado do condomínio Retiro das Pedras. Na entrada, é possível ver um portão, mas o acesso é permitido (exceto para motos e veículos motorizados).

Ônibus:

Linha 3900 Jardim Canadá / Retiro das Pedras (Via Canadá I)

Valor: R$ 5,50

Possui pontos na Av. Afonso pena, Professor Morais, Nossa Senhora do Carmo e BH Shopping.

Descer na portaria do condomínio Retiro das Pedras.


Carro:

Subindo a Av. Senhora do Carmo, sentido BH Shopping, siga na BR 386 até o posto Chefão. Mantenha-se a esquerda e vire antes do posto da Petrobrás. Siga pela Alameda das Azaleias até o final.

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais