Será que você realmente preserva o Ecossistema?

Atualizado: 25 de Nov de 2018

Por: Maria Elisa Andrade

"Da natureza nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas, nada se mata a não ser o tempo, nada se leva a não ser lembranças..."


Provavelmente você já se deparou com essa frase e, mais provavelmente ainda, você já tenha presenciado alguém quebrando um pouquinho essa “regra”, seja levando uma pedrinha para casa, andando fora das trilhas demarcadas ou fazendo uma fogueirinha por ai.


Entenda que a preservação do ecossistema vai muito além de recolher todo o lixo que você leva. Pequenas ações podem contribuir para o desequilíbrio da natureza no local.


O que é o Ecossistema


Na natureza, os indivíduos e as populações não sobrevivem isoladamente. Elas são sempre parte de um grupo de espécies diferentes e estão conectados uns com os outros, formando um complexo chamado de comunidade. Vários desses conjuntos de comunidades formam um ecossistema. O Ecossistema apresenta dois componentes básicos ligados entre si: os fatores abióticos (constituído por fatores externos como a água, ar, solo, sol, vento, etc.) e fatores bióticos (constituído por todos os seres vivos). 


Todos os elementos básicos para que o Ecossistema sobreviva em longo prazo estão ali, não se pode colocar nenhum dos componentes de forma separada, todos eles estão interligados entre si.


Entender o ecossistema é também entender que tudo no mundo esta interligado, desde uma formiga até o pássaro que se avista no céu. Faça de sua trilha um momento de contemplação da beleza e do equilíbrio do ecossistema local, sem perturbá-lo.


Algumas dicas para não atrapalhar o Ecossistema:

- Evite andar fora das trilhas demarcadas.


- Não cave valetas ou retire plantas da área de camping, se necessário encontre outro local.


- Sabe aquela “pedrinha” colorida que você viu? Deixe-a ali mesmo! Não remova pedras, galhos

ou plantas. Deixe tudo como está.


- Traga todo o seu lixo de volta e, se possível, os que encontrarem pelo caminho também.


- Evite levar animais domésticos para as trilhas.


- Faça silencio e contemple os sons do local. Evite musicas ou fazer barulhos altos.


- Fogueiras! Estão presente em todos os filmes de acampamento, mas as deixe para os filmes, ok?! Elas prejudicam o solo além de serem perigosas, podem causar queimadas. Cuidado também na hora de utilizar o fogareiro.

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais