Buscar

Parque Nacional Serra do Cipó - Portaria do Retiro

Atualizado: 15 de Abr de 2019

Sempre que o assunto é cachoeira, natureza ou pousadas legais em Minas Gerais, o nome Serra do Cipó surge na conversa. Localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte (dá para ir e voltar no mesmo dia), a Serra é uma ótima opção de passeio, com atrativos para todos os gostos.

O Parque

O Parque Nacional da Serra do Cipó é uma importante área de proteção ambiental com mais de 33 mil hectares. Além de uma rica fauna e flora, o parque possui várias cachoeiras, córregos, mirantes e trilhas.

A Portaria Areias é a mais conhecida e visitada do parque, e também a de melhor infraestrutura: possui estacionamento, banheiros, bebedouros e auditório. Os principais atrativos acessados por essa portaria são a cachoeira Capão dos Palmitos (5 km), a cachoeira da Farofa (8 km) e o Cânion das Bandeirinhas (12 km).

Uma portaria desconhecida por muitos é a portaria do Alto Palácio, onde o Travessão e Cachoeira Congonhas podem ser acessados. Essa portaria recomenda-se o acompanhamento de condutor, pelo fato da trilha não ser sinalizada. Conhecida pela travessia Alto Palácio até o distrito de Serra dos Alves.

Portaria do Retiro

Nem todo mundo que visita o parque sabe, mas existem outras portarias. A Portaria do Retiro fica a poucos km da Portaria Areias, possui acesso pavimentado e abriga três belíssimas cachoeiras. Apesar de não possuir a mesma infraestrutura da primeira portaria (há apenas uma casa bem simples de funcionários do parque) a trilha que leva às cachoeiras também é bem sinalizada e limpa.

As Cachoeiras

A trilha que leva às três cachoeiras principais é praticamente a mesma. Ao percorrer cerca 2 km, você encontrará o Bambuzal, onde já é possível tomar um banho no rio. Se o rio não for suficiente para você, volte para a trilha e siga para as outras cachoeiras.

Cachoeira das Andorinhas

A primeira cachoeira é a das Andorinhas. Para chegar até ela, você deverá virar à direita na bifurcação (não se preocupe, tem placas no caminho). A trilha tem cerca de 7 km. Apesar da distância, é uma trilha fácil, exigindo cuidado apenas nos últimos metros, já próximo à cachoeira, devido ao grande número de pedras no leito do rio.

Cachoeira do Gavião

Para quem não quer se aventurar tanto pulando as pedras, a melhor opção é seguir para a cachoeira do Gavião. Seu poço é menor e com águas mais claras do que a cachoeira das Andorinhas e também fica a cerca de 7 km da portaria.

A última cachoeira, a mais bonita em nossa opinião, é a do Tombador. Você chega até lá seguindo a trilha por um pouco mais de 2 km depois da cachoeira do Gavião. Parece cansativo, mas compensa! Assim que você chegar, irá se deparar com um belo poço de águas cristalinas.

Cachoeira Tombador (parte de baixo)

Atravessando o poço e subindo as pedras estará a belíssima cachoeira - dá pra atravessar por fora da água pela esquerda).

Cachoeira Tombador (parte de cima)

Como chegar:

Portaria Areias: Siga por 3 km na estrada de terra que começa em frente à pousada Cipó Veraneio, do outro lado da rodovia MG 10.

Portaria do Retiro: Para quem vem de Belo Horizonte e região, siga pela MG 10 com destino à Serra do Cipó. Ao passar pela entrada da Cachoeira Grande, continue e, logo após passar pelos principais restaurantes e pelo supermercado Super Serra, vire à direita na R. do Engenho, seguindo por ela até o fim.

Portaria do Alto Palácio: A Sede Alto Palácio está situada na rodovia MG 010, no Km 121, à margem direita no sentido de Conceição do Mato Dentro, um pouco a frente (4 Km) e do lado oposto à estátua do Juquinha, ponto turístico muito conhecido às margens da rodovia MG 010.

Dicas e informações:

- Indo pela Portaria do Retiro, não se esqueça de falar com os funcionários do parque. Geralmente eles ficam na casa no início da trilha.

- Lembre-se de levar lanches, água e filtro solar.

- No momento, não há cobrança de nenhuma taxa para entrar no parque.

- Não é permitido acampar nem fazer fogo.

- Funciona todos os dias das 8 às 18 horas.