Buscar

O que fazer em Conceição do Mato Dentro

Atualizado: 15 de Abr de 2019

Ela é conhecida como o Coração de Minas Gerais não é à toa. Seja pelas cachoeiras e beleza natural, ou pela riqueza cultural, histórica e gastronômica, Conceição do Mato Dentro é uma cidade completa, que recebe bem e oferece atrações para todo tipo de turista.



Cachoeira do Tabuleiro

Quem gosta de natureza e não abre mão de fazer trilha, opções não vão faltar, já que Conceição é considerada por muitos como a capital mineira do ecoturismo. É no município que se encontra a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil, com 273 metros de queda livre. O caminho até a queda, até então íngreme e pedregoso, foi revitalizado recentemente, e hoje conta com degraus e decks feitos em eucalipto – o que tornou o trajeto de 3 quilômetros mais amigável.


Mesmo trabalho de reforma foi feito na trilha da Cachoeira Rabo de Cavalo, que também vale a visita. O trajeto de 1,5 km é de fácil acesso e culmina em um poço excelente para nado, onde deságua uma queda de 192 metros.


Cachoeira Rabo de Cavalo

Outras cachoeiras que valem a visita são a Cachoeira Congonhas – que fica na entrada de um cânion e tem um poço raso, o que a torna adequada para crianças – e a Cachoeira Três Barras, que embora curta, com apenas 3 metros, se estende por um paredão de 40 metros e tem um poço adequado para mergulhos. A região ainda oferece a Cachoeira das Rodas, do Zé Cornicha, do Roncador e do Mutambo.



Mas quem não tem pique ou tempo para conhecer tantas trilhas, não perde em optar por um passeio mais urbano. O centro histórico de Conceição do Mato Dentro, com calçadas originais do século 17, é um atrativo à parte e traz junto com toda a história um acervo patrimonial e religioso importante. De qualquer ponto da cidade, é possível avistar o Santuário Bom Jesus do Matosinhos – edificação moderna que fica na parte alta da cidade e de visitação gratuita. Quem prefere capelinhas singelas, típicas do interior de Minas, não perde em visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosários dos Pretos – construída pelos escravos no tempo em que não podiam frequentar a Igreja Matriz, e a Capela de Santana – inaugurada em 1744.


Por fim, a imperdível Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, que vem passando pelo processo de restauração que revelou grandes surpresas para o patrimônio artístico barroco. Aberta a partir de 8 de dezembro de 2018, o visitante poderá ver 10 pinturas com cenas do nascimento de Jesus, com traços orientais (sim!) que foram encontradas sob diversas camadas de tinta. Também foram restaurados o altar, a sacristia e um relógio inglês com mais de 200 anos.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Não deixe a cidade sem antes visitar o Mercado Municipal. É lá que se escondem delícias como queijos produzidos em fazendas da região, doces, bolos, broas, quitandas e artesanatos.


Ficha Técnica:


CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

População: 17.641

Gentílico: Conceicionense

Distância da capital: 167 km

Altitude: 730 m

Temperatura média: 20°C


*O Terráqueos viajou para a cidade a convite da Anglo American.

Veja também:

Cachoeira Tabuleiro

Cachoeira Rabo de Cavalo

Travessia Lapinha-Tabuleiro

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais