Guia Rápido - Estrada Real

Atualizado: 24 de Abr de 2019


Você está passando por um caminho qualquer em Minas, Rio de Janeiro ou São Paulo e se depara com um marco da Estrada Real. Isso já deve ter acontecido com você, mas o que isso quer dizer?


Tem hora que até parece que todo caminho que você percorre por Minas faz parte da Estrada Real. Será só Marketing então?


Bom, vamos  tentar explicar:


Quando surgiu:

Basicamente, foram os caminhos utilizados para transporte de ouro e outros produtos de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, onde eram escoados para Portugal.

Não existe um único trajeto, mas quatro:

No inicio, a Estrada Real era o percurso utilizado para levar o ouro das minas de Ouro Preto e região até o porto de Paraty. Esse é o Caminho Velho da Estrada Real.

Com a necessidade de um caminho mais rápido e que oferecesse maior segurança, surgiu o Caminho Novo, ligando Ouro Preto à capital do Rio de Janeiro.

Quando foram descobertos diamantes na região onde hoje fica a cidade de Diamantina, criou-se um caminho ligando essa região à Ouro Preto, conhecido pelo Caminho dos Diamantes.

Caminho de Sabarabuçu:  O menor caminho da Estrada, com aproximadamente 160 km, liga Glaura, distrito de Ouro Preto, a Barão de Cocais. O caminho passa por seis pontos, entre eles o Pico de Sabarabuçu, ou como é mais conhecido hoje em dia: Serra da Piedade.



O Passaporte:

Quer registrar por onde passou na Estrada e, de quebra, ainda ganhar um certificado?


Você pode receber o Passaporte em casa, mas ele pode demorar um pouco para chegar e você ainda paga pelo frete. A melhor opção, ou pelo menos a mais barata e divertida, é ir até um dos pontos de retirada e pegar o seu. Basta fazer o cadastro no site, ir até um dos pontos levando o e-mail de confirmação de cadastro e 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho.

Existe vários locais onde você pode carimbar o seu passaporte espalhados pela Estrada Real, como hotéis, pousadas, sítios arqueológicos, museus, igrejas etc. 

O Certificado:

Quer ostentar ainda mais? Que tal um certificado da Estrada Real! Há um certificado para cada um dos caminhos e mais um especial.

Para isso você precisa ter:

Certificado do Caminho Velho - 14 Carimbos dessa rota

Certificado do Caminho Novo - 8 Carimbos

Certificado do Caminho Diamantes - 10 Carimbos

Certificado do Caminho Sabarabuçu - 4 Carimbos Certificado Especial: O Certificado de todos os caminhos

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais