Dicas de Fotografia - Enquadramento

Atualizado: 25 de Nov de 2018



Quando falamos de enquadramento na fotografia, basicamente estamos nos referimos à posição que os elementos irão ocupar na foto, ou seja, qual elemento vai ficar em primeiro ou segundo plano, qual será o item que chamará mais atenção, qual o ângulo que a câmera será posicionada, etc.

Pode parecer difícil, mas com um pouco de prática e observando algumas dicas é possível melhorar e muito suas imagens.

Linhas guia


Sabe aquelas linhas que você habilita sem querer na câmera ou no seu celular?

Elas podem parecer inúteis e ate incomodas, mas a verdade é que elas podem ser a chave para o sucesso de sua fotografia. Veja:

1 – Alinhamento

Utilize-as para alinhar o horizonte ou os demais objetos que compõe a foto. Se quiser saber mais, clique aqui.

2 – Regras do Terço

A regra dos terços é bem simples. As linhas dividem a imagem em 3 partes horizontais e 3 partes verticais, ou seja, 3 terços verticais e 3 terços horizontais.


Ok, mas e daí? Basicamente é o seguinte, imagine que você vai fotografar um lago muito bonito. Imaginou? É bem provável que sua foto fique mais interessante se esse lago ocupar 2 terços da imagem, deixando 1 terço livre para o céu.


3 – Ponto de ouro


Os 4 pontos em que as linhas se cruzam é popularmente conhecidos como pontos de ouro. Esses pontos são importantes, pois mesmo que a fotografia final não apresente as linhas, estudos comprovam que nosso olhar é direcionado instintivamente para os pontos de ouro.


Sendo assim, coloque os objetos principais nesses pontos e, assim, eles terão mais destaque.

Mas lembre-se: essa é uma regra que pode ser quebrada! 

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais