Despachando a sua Mochila Cargueira com segurança

Atualizado: 25 de Nov de 2018


Item fundamental em trilhas e campings mais longos, a Mochila Cargueira – Aquelas mochilonas grandes – também são muito úteis como mala de viagem. Seu tamanho e a mobilidade que proporcionam as tornam uma escolha pratica para viagens convencionais.


Entretanto elas também trazem algumas limitações. Seu tamanho quando cheias, geralmente impossibilita seu uso como bagagem de mão (aquela que vai com você na parte de cima do avião). Além disso, muitos itens comuns na mochila de quem viaja não podem ser levados na bagagem de mão, como laminas de barbear, tesouras para unha e até cosméticos em frascos com mais de 100 ml são proibidos. 


A alternativa é despachar a sua mochila, ou seja, mandá-la para o porão do avião. Ok! Mas o “problema” é que o sistema de fechamento dessas mochilas, geralmente não proporciona uma maneira prática para trancamento com cadeados, comprometendo a segurança.


Mas calma, existem alguns truques práticos para você despachar sua mochilona com mais tranquilidade:


1 – Existem cadeados com cabo de aço retrátil. Eles permitem regular o comprimento do cabo de aço na hora do trancamento. Você pode utilizar esse cadeado no lugar do cordão de fechamento da parte superior da mochila e utilizar cadeados comuns nos demais fechos.



2 – Objetos eletrônicos, como celulares, notebooks, câmeras, etc. podem ser levados na bagagem de mão. Vale a pena levá-los com você na bagagem de mão, nem que seja em uma mochila pequena, além de outros objetos de valor e algumas peças de roupa (caso sua mochila extravie).


3 – Ordem dos objetos: coloque os objetos de maior valor na parte central da mochila, já que geralmente também é possível abri-las por baixo. 


4 – Identifique: Não custa nada colocar um adesivo ou etiqueta com seu nome e contato.


5 – Proteja as alças. Existem várias alças e cordinhas para a regulagem da mochila. Evite deixá-las soltas por ai. Elas se prendem em outros objetos ou locais com facilidade. É comum vê-las arrebentando por ai.


6 – Embale sua mochila. Muitas companhias oferecem um saco plástico grande, para você colocar sua mochila dentro. O saco plástico não é muito grosso, mas você notará facilmente se for violado. Também existem empresas na maioria dos aeroportos que fazem uma embalagem especial, algumas oferecem até um seguro contra extravio. Há ainda quem embale com plástico filme ou com outros plásticos.


7 – Alguns fabricantes de mochila, como a Deuter e a Quechua, também vendem um tipo de “capa” onde você pode colocar sua mochila dentro e trancar. Essas capas ainda contam com local adequado pra colocar cadeado e etiquetas para você colocar seu nome.


Na hora que receber sua bagagem no aeroporto confira e qualquer problema reclame imediatamente na companhia aérea. Existem várias formas pra você proteger sua mochila, escolha a com melhor custo-benefício e que seja mais prática para sua viagem. Divirta-se!

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais