Você já ouviu falar do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Não? E que tal Caraça?
Popularmente conhecido como Caraça, o Santuário é caracterizado como Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caraça e corresponde a praticamente 51% das Reservas Particulares do Estado (unidades de conservação doadas por particulares).

Com um total de 11.233 hectares, pertence à província Brasileira da Congregação da Missão. É um centro de espiritualidade e missão, de cultura e educação, de conservação ambiental, de lazer e turismo. Está localizado na Serra do Espinhaço, no coração das cidades históricas de Catas Altas e Santa Bárbara.
No complexo do Santuário podemos encontrar:
- Área de Preservação, conservação e educação ambiental (RPPN, centro de visitantes e trilhas).
- Educação, cultura, ciência (Conjunto arquitetônico, museu e biblioteca).
- Centro Vicentino Missionário de espiritualidade, religião e peregrinação (Santuário e Curato).
- Complexo Turístico (pousada, restaurante, loja, lanchonete e atrativos).
O Santuário abriga, hoje, uma biblioteca com cerca de 30 mil volumes e um museu que contem objetos da escola e do claustro. A igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens (1876), de estilo neogótico, integra o conjunto e possui órgão com 700 tubos e vitrais franceses. A Via-Sacra, situada no Calvário, é composta de 14 capelinhas em memória da Paixão do Senhor.
Em apoio e valorização do artesanato regional, o Santuário do Caraça cede espaço a artesãos cadastrados, para que esses possam expor e vender seus produtos nos finais de semana e feriados.
O Nome

Em algum momento, você já deve ter se perguntado o porquê do nome Caraça. Existem duas hipóteses:
- A primeira, vem do relato de Dom Pedro II em seu diário, datado de abril de 1881. Nele, ele comenta o formato de um grande rosto humano (uma cara) na Serra do Espinhaço.
- A segunda hipótese foi explicada por Auguste de Saint-Hilaire e acolhida por José Ferreira Carrato em sua tese de doutorado, o qual explicita que “caraça seria o grande desfiladeiro existente na Serra do Espinhaço”. Isso porque a palavra caraça significa, em tupi-guarani, desfiladeiro ou bocaina, como hoje é chamado o portentoso vale entre os Picos do Sol e do Inficionado.

Missas
As missas são celebradas no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, nos seguintes horários:
- De segunda a sexta às 18:00h (para os hóspedes);
- Sábado às 20:00h (para os hóspedes);
- Domingos às 11:00h da manhã (para o público em geral);
Uma vez por ano, em um domingo do mês de junho, a missa é celebrada na Capela do Sagrado Coração de Jesus, na parte da manhã. Celebrações Eucarísticas são realizadas de segunda a sábado às 20h e aos domingos às 11h.
Lobo Guará
Muitos visitantes decidem passar a noite nas instalações para a maior atração do local; lobos-guarás que aparecem quando a noite cai.
O lobo-guará é um animal de hábitos noturno, mais ágil ao entardecer e ao amanhecer. Ele não está mais na lista dos animais ameaçados de extinção, apesar de constar na lista de animais vulneráveis. Por serem territorialistas, há somente um casal no local.
A tradição de alimentar o animal começou em 1982 quando algumas lixeiras começaram a amanhecer reviradas. Ao investigar, notou-se que o grande cachorro que as revirava era, na verdade, o lobo guará. A partir daí, uma bandeja de carne era sempre colocada para o animal. O lobo-guará não tem hora certa para aparecer. O momento de esperar a aparição do animal é conhecido como “a hora do lobo”, a partir das 18h30min.
Turismo
O Caraça oferece um turismo alternativo, com várias trilhas; desde cachoeiras, tanques, piscinas naturais, antigas construções e até grutas e picos que só podem ser visitados com guias.
O local apresenta uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra. Para alcançar as cachoeiras, piscinas naturais e grutas, há trilhas sinalizadas que possuem duração e dificuldade variadas. Em ordem de garantir a segurança, o acesso para alguns atrativos naturais são interrompidos em períodos chuvosos.
Atrativos Naturais
Cascatinha - Distância: 2 km do santuário.
Cascatona - Distância: 6 km do santuário.
Tanque Grande - Distância: 2 km do santuário.
Bocaina - Distância - 5 km do santuário.
Taboões - Distância - 4 km do santuário.
Banho de Belchior - Distância: 2 km do santuário.
Piscina - Distância - 2 km do santuário.
Prainha - Distância - 1 km do santuário.
Gruta de Lourdes - Distância: 3 km do santuário.
Capelinha - Distância - 2 km do santuário.
Banho do imperador - Cerca de 100 m.
Pinheiros - Distância: 2 km do santuário.
Obs.: Procure o Centro de informações para maiores detalhes sobre as trilhas.
Trilhas que exigem acompanhamento de guia
As trilhas abaixo só podem ser feitas com autorização e acompanhadas de guias cadastrados no parque:
Pico da Carapuça
Pico do Sol
Pico do Inficionado
Pico da Verruguinha
Pico da Canjerana
Pico Três Irmãos
Pico da Conceição
Campo de Fora
Gruta da Bocaina
Como Chegar
Belo Horizonte (120 km) – Seguir a BR 381 sentido Espírito Santo, passando pelos trevos de Ravena, Caeté, Nova União, Bom Jesus do Amparo e de Itabira. Percorrer mais 7 km e entrar à direita na MG 436, sentido Barão de Cocais. Após passar 9 km do trevo de Barão de Cocais, você estará em Santa Bárbara. Por mais 12 km na MG 129 chegará a Catas Altas.
Contato
POUSADA DO CARAÇA
Telefone: (31) 3837-2698 - (31) 98978-3180
E-mail: pousadadocaraca@gmail.com
FAZENDA DO ENGENHO
Telefone: (31) 3809-4004
E-mail: faz.engenho@gmail.com