Buscar

Cachoeira Rabo de Cavalo

Atualizado: 15 de Abr de 2019

A cachoeira Rabo de Cavalo é outro belo atrativo turístico da região de Conceição do Mato Dentro. Localizada no distrito de Itacolomi, dentro do Parque Estadual Serra do Intendente, a cachoeira é alimentada pelo córrego Teodoro e um afluente dividindo sua queda em três com 192 metros de altura. Seu poço tem 1.750 m² de água limpa e fria, mas vale muito a pena entrar e ficar embaixo da cascata.



Canela-de-ema encontrada na trilha da cachoeira.

A trilha de acesso à cachoeira passa por córregos, mata fechada, árvores tombadas e seu tempo de caminhada até poço dura entorno de 30 a 40 minutos. O trajeto foi recentemente reestruturado pela parceria feita entre a Anglo American, IEF, prefeitura e moradores da região, tornando o passeio mais acessível a toda família.


Para chegar até a Rabo de Cavalo, saindo de Conceição do Mato Dentro, são 13 km em direção ao distrito de Itacolomi e depois mais 10 km até o ponto em que a trilha se inicia. Boa parte do trajeto é em estrada de terra, mas que recebe manutenções frequentes.


O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, sendo que a entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. Não é cobrada uma taxa de visitação, mas uma taxa de R$ 15,00 para estacionar o veículo. Essa cachoeira não conta com uma sede, nem com instalações sanitárias.


Origem do Nome:


A cachoeira Rabo de Cavalo tem esse nome devido à água de sua queda mais alta bater nas pedras no seu início gerando grandes respingos, que com a força do vento a transforma em um elemento semelhante a um rabo de cavalo em movimento.

Dicas de viagem e turismo em Minas Gerais